segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Ecoponto C.E.O.L.



Buscando uma alternativa para o descarte inadequado do lixo eletrônico da comunidade e arredores, alunos do Colégio Estadual Doutor Orlando Leite instalaram na escola um ponto de coleta com o objetivo de promover o destino apropriado para este lixo e alertar a população sobre os riscos causados por esse material. O projeto, que antes era limitado ao recolhimento de pilhas e baterias, agora também inclui a coleta de diversos materiais que são destinados a logística reversa e reciclagem.
Resíduos materiais como pilhas e baterias possuem metais pesados prejudiciais a saúde, como chumbo, mercúrio e cádmio, que liberam substâncias tóxicas que contaminam o ar, o solo e lençóis freáticos. Após o resultado de pesquisas realizadas na comunidade apontarem que a população não possuía nenhum conhecimento sobre os riscos da exposição e eliminação incorreta destes dejetos, surgiu a iniciativa “Ecoponto: descarte adequado para o lixo eletrônico, parceria escola e comunidade” colocada em pratica em 2016.
O Ecoponto disponibiliza um local para o descarte correto desses resíduos, e quando o recipiente de coleta chega ao limite, o material é encaminhado para locais que reúnem os resíduos e os transportam para destinação correta.
Para elaborar o projeto, as alunas do 3º ano do ensino médio, Letícia Pereira e Rebeca Teles, com a orientação da professora Alaide de Souza, fizeram pesquisas, visitaram aterros sanitários, lojas e até a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória da Conquista.
Atualmente, o projeto é conduzido pala comissão COM-VIDA e Juventude em Ação, que conta com alunos de diferentes séries e abrange o recolhimento de materiais adversos, incentivando o descarte adequado dos resíduos sólidos que não tem a seleção adequada no aterro sanitário municipal, como embalagens treta pak; vasilhames de produtos de limpeza; embalagens plásticas; esponjas de cozinha, escova de dente e canetas usadas; entre outros.
O objetivo do colégio para o futuro do projeto é ampliar a parceria com as instituições que recolhem esses materiais e buscar apoio para implementar o projeto em outros colégios da região.
Em entrevista concedida no dia 16/11/2017, a professora Alaíde Amaral relatou um pouco sobre os objetivos e o futuro do projeto. Confira abaixo a entrevistas e fotos do Projeto Ecoponto C.E.O.L.

1. Qual é o objetivo atual e do futuro para o projeto Ecoponto?

- Prof Alaide: O projeto tem como objetivo realizar campanhas para incentivar a comunidade escolar a separar os diferentes tipos de resíduos sólidos para depositar no ECOPONTO CEOL que dará o destino ambientalmente correto.
Os membros COM-VIDA estão realizando parcerias para enviar o material coletado para reciclagem, para o reaproveitamento  da matéria orgânica a comissão orienta a construção de uma composteira caseira.
A comissão COM-VIDA incentiva a coleta seletiva, divulga o ECOPONTO e orienta as famílias a fazer a composteira para reaproveitamento da matéria orgânica.

2. O projeto tem previsão para criar outro pontos, em outras escolas ou locais?

- A comissão COM-VIDA inicialmente está focada em conscientizar a comunidade escolar sobre o consumo consciente e responsabilidade compartilhada  dos resíduos, mostrando a importância de realizar o destino correto do material descartado. O campo de  açãoão é no Orlando Leite. Se alguma  empresa interessar pode- se expandir a área de coleta.

3. Quais são as maiores dificuldades que cercam o projeto?

- A maior dificuldade é conscientizar a população sobre a importância de selecionar os resíduos sólidos. É um trabalho educativo que requer tempo e paciência até a população adquirir o hábito. Não temos tempo suficiente para realizar um trabalho mais intenso, apesar das dificuldades não falta interesse e nem esforço da COMISSÃO COM-VIDA em realizar as atividades,  continuaremos persistindo no tempo disponível para planejarmos e realizarmos as ações.
















Por: Letícia Pereira-3ºano

2 comentários:

  1. Parabéns a professora Alaíde e a todos os estudantes que se dedicam a tão importante projeto.
    Parabenizo também a estudante Letícia Pereira pela iniciativa em divulgar as ações do Projeto Ecoponto CEOL.

    ResponderExcluir
  2. A COM-VIDA exerce um trabalho muito bom. Parabéns aos professores orientadores e aos alunos!

    ResponderExcluir